segunda-feira, 22 de maio de 2017

REPAROS

Por Patrícia Leite




Por todos os lados as labaredas lambiam as embarcações... Era uma fogueira de revolta... Fagulhas de uma população dizendo basta.

Este era o cenário principal de uma rebelião popular que aconteceu em 22 de maio de 1959, contra o serviço de transporte hidroviário que fazia a rota Rio-Niterói e que ficou conhecida como “A Revolta das Barcas”.

A rebelião, além de seis mortos e 118 feridos, resultou na queda dos empresários do Grupo Carreteiro que administravam o serviço. Com a destruição da frota foi necessário a intervenção federal e a consequente estatização das barcas.


No final da década de 1950, nem se sonhava com a construção da ponte Rio-Niterói e as barcas eram a única maneira de atravessar a baia de Guanabara. Vale lembrar que o Rio de Janeiro era a capital do Brasil nesse período.

Por isso, na época, metade dos cerca de duzentos mil niteroienses, dependiam das barcas para ir trabalhar, estudar e tratar problemas que só eram possíveis ser resolvidos na capital.

O Grupo Carreteiro vivia solicitando apoio financeiro ao governo para cobrir os supostos gastos com a manutenção das barcas. O governo normalmente negava alegando que o Grupo prestava falsas informações sobre os gastos.

Havia uma forte suspeita de que a empresa gastava menos da metade do que exigia. Mas a desconfiança nunca foi devidamente investigada.

O serviço que passou a ser oferecido pelo estado era precário e não dava vazão a demanda. E, naquele 22 de maio, a população começou a se aglomerar na rampa de acesso as barcas. Os ânimos foram se acirrando e os atrasos foram o estopim que faltava para aumentar a tensão local.

Para piorar a situação, os fuzileiros navais que tentavam colocar a fila em ordem começaram a agir com violência.

Tomados pela fúria, os usuários das barcas marcharam para o escritório da empresa, a três quilômetros do foco da revolta. Invadiram a sede e arremessaram tudo o que era possível arremessar pela janela. No fim...tudo era chamas.

Na parede, antes de partirem, um último ato de desagravo: "Aqui jazem as fortunas do Grupo Carreteiro, acumuladas com o sacrifício do povo."

Exibido na Rádio Nacional: http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-05/historia-hoje-revolta-das-barcas-completa-58-anos

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