quinta-feira, 11 de maio de 2017

PÉS RITMADOS

Por Patrícia Leite



Em 10 de maio de 1899, nasce Fred Astaire, uma lenda da sétima arte.

Quando Ann e Frederic saíram da maternidade, com Frederick Austerlitz nos braços, jamais imaginaram que aqueles pequenos pés encantariam o mundo.

Ele nasceu em Omaha. A cidade mais populosa do estado americano do Nebraska. De origem judaica, cresceu sob os dogmas da fé tradicional de sua família.

Para os padrões da época, não era um homem exatamente bonito. Mas esbanjava charme. Era elegante, sofisticado e excepcionalmente talentoso. Dançava como ninguém.


A cena era simples... Um beijo apaixonado e a demonstração da alegria de quem tem nos braços a pessoa amada. Nos filmes românticos pode-se dizer que era um take até muito tradicional... Mas não na representação de Fred Astaire. 


E quem não se lembra de Astaire em suas deliciosas cenas de sapateado? De seus pés ritmados... Da batida do solado dos seus sapatos, no molhado da calçada!?


Fred Astaire realmente dançava como ninguém. Seus filmes com Ginger Rogers, de fato, revolucionaram os musicais para sempre.

Astaire desnudou cada vez mais não apenas o bailarino. Ele visitou e revisitou o imaginário popular e se tornou uma referência quando o tema é coreografia musical e sua dança inspirou toda uma geração. 

Nem a arquitetura escapou de sua influência. Frank O. Gehry projetou um edifício em Praga, na República Tcheca, em homenagem a Fred e Ginger. E o edifício simboliza o casal em plena dança.

Em 22 de junho de 1987, o mundo dos musicais fica órfão. Aos 88 anos, morre em Los Angeles, o consagrado bailarino, coreógrafo, cantor e ator Fred Astaire.


Veiculado na Rádio Nacional: http://radioagencianacional.ebc.com.br/cultura/audio/2017-05/historia-hoje-fred-astaire-nascia-ha-118-anos-para-se-tornar-uma-lenda-da

Nenhum comentário:

Postar um comentário