sexta-feira, 26 de maio de 2017

BANZOS DA LONGINQUIDADE

Por Patrícia Leite

 “Não me toque seu leproso!! Leve suas feridas fétidas para longe mim! Alguém tire esse nojento daqui!!” 

Quanto mais distantes os doentes estivessem melhor. Assim sendo, leprosários foram construídos em muitos lugares... Sempre o mais afastado possível das cidades.

Sem tratamento e sem perspectivas de cura esses lugares eram verdadeiros cárceres, onde os doentes estavam sentenciados a pena de morte.

Bacilo Mycobacterium leprae este é o nome científico da doença que marginalizou centenas de milhares de pessoas. E foi durante muito tempo incurável, mutiladora e descriminatória. Na Idade Média, na Europa, por exemplo, os leprosos eram obrigados a carregar sinos para anunciar a sua presença.

Sim... Há mais ou menos três mil anos, os leprosos eram entregues a própria sorte e essa foi uma condenação que se arrastou até a década de 1960, aqui no Brasil, quando foi revogada a lei que determinava que os portadores de lepra fossem "capturados" e obrigados a viver em leprosários.

Mas no dia 26 de maio de 1924, em Curitiba, no Paraná, nasceu um anjo que sonhou mudar esse quadro grotesco e para isso dedicou a vida a curar a doença e o seu decorrente estigma social.

Germano Traple não mediu esforços para lutar contra o mal que ficou conhecido por muitos nomes: lepra, morfeia, mal de Lázaro, mal de Hansen e por fim Hanseníase.

Um espirro, uma tosse... E a doença viaja pelo ar e vai demorar de dois a cinco anos para apresentar os primeiros sintomas. Ninguém está livre de pegar a doença. Ela passa de um doente que não está se tratando para outro. Pode atingir pessoas de todas as idades e classes sociais.

O Dia da Conscientização sobre a Hanseníase foi criado para marcar a data do nascimento do hansenologista Germano Traple. Em parte, para lhe render uma homenagem. Mas principalmente para convencer as pessoas sobre a importância de aderir ao tratamento. Hoje, a doença tem cura.


Exibido na Rádio Nacional: http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-05/historia-hoje-dia-da-conscientizacao-sobre-hanseniase-presta-homenagem-ao-medico




Nenhum comentário:

Postar um comentário