terça-feira, 9 de março de 2021

#Roupagem

 Por Patrícia Leite [7.3.2021]

Foto: Maranhão Viegas














A ciência diria de forma cartesiana que uma mudança rápida e intensa na forma, na estrutura e nos hábitos de um ser, durante o ciclo da vida, ficou academicamente conhecida como #metamorfose

A transformação da lagarta em borboleta, é um bom exemplo de tamanha modificação. Mas o que dizer de uma mudança total e sem precedentes de um ser em evolução em um dos muitos ciclos de muitas vidas??
Metamorfose é pouco para aprisionar um conceito sobre toda a nossa unimultiplicidade. Singulares, unos e sozinhos somos ainda soma, divisão, multiplicação e subtração. Nas "vestes" muitas são as nossas novas características, formas, estruturas... Hábitos.
A pandemia colocou máscaras em nossas faces, mas deixou cair os disfarces. Até pra ser ilha temos que ter água nos tocando por todos os lados.

Sim, precisamos uns dos outros.

Estamos sós e afastados, mas também estamos juntos, conectados. Os olhos que já eram chamados, por muitos, de janela da alma, mudaram e passaram a ser linguagem. Cheios de lágrimas, opacos, curvados em sorrisos, lavados, maquiados, por trás de lentes... Transmutados.

Olhos agora são lugares de fala.

As vozes abafadas por trás de tecidos negros, brancos, coloridos precisaram dos olhos para demonstrar empatia, alegria, tristeza e ócio. E os olhos, que tinham por principal função VER, passaram a falar e a ouvir e a sentir.
Meus dedos tocam o que minha alma entende por mudança. Meus olhos captam a vibração das primeiras e trêmulas asas que voo irão logo alçar.
Minha respiração para por um átimo. Eu sou, de repente, aquela borboleta e aqueles pequenas antenas. Naquelas asas eu vou polinizar, por meio de pequenos sinais gráficos, esperança, crença, fé...
Minha palavra é também parte e processo... É também mudança, transformação. Minha palavra e sua leitura juntas não são outra coisa que não METAMORFOSE.
EU SOU A LAGARTA... SEJA VOCÊ VIDA COM ASAS...BORBOLETA... LIBERTAÇÃO.

Sejamos juntos a metáfora mais intensa e perfeita da transformação.







#metamorfosear
#metamorfose
#vida
#borboleta
#lagarta
#crônicas
#esperança
#patrícialeite
#famílialeite


Nenhum comentário:

Postar um comentário