quarta-feira, 11 de março de 2020

UM PONTO DE LUZ NA ESCURIDÃO

Por Patrícia Leite

Plim...Plim....  Ouço um som familiar e vejo a tela toda se iluminar. Podia ser um watts app qualquer chegando no meu celular. Mas não era. 
Havia um pedido especial naquele “bilhetinho virtual” que dizia o seguinte:  
“Amigos, por favor, vocês podem fazer uma cartinha para me ajudar? São cartas destinadas a mulheres portadoras de Esclerose Múltipla”.
Eu queria ajudar, mas gelei por dentro. Como posso ajudar alguém se não sei quase nada sobre o assunto. 
Do pouco que sei... é do meu conhecimento apenas que a Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune.
Com minhas palavras, a EM é uma guerra travada diariamente pelas células de defesa do organismo. O alvo?? O próprio sistema nervoso central. 
Se pouco sei sobre a doença, como poderei ajudar? Pensei aflita e travei um diálogo silencioso com meus botões. 
Chá de calma em um momento de inquietação. 
Sentei num canto, cerrei os olhos e orei. Uma frase rondava o meu pensamento o tempo todo: unificar partes separadas. 
Sim... somos partes separadas de um todo. Festejei. 
Soube que recente estudo da ABEM estima que, atualmente, 35 mil brasileiros tenham Esclerose Múltipla. Será que posso fazer algo pelo menos por um? Escolhi você.
Então, você que está aí do outro lado lendo esse texto, perdão por saber tão pouco sobre a sua luta.
Sei que muitos são os medicamentos usados para diminuírem a sua fadiga intensa, a sua depressão, a sua fraqueza muscular, a sua alteração do equilíbrio e a sua alteração da coordenação motora, as suas dores articulares, as suas disfunções intestinais e as suas disfunções da bexiga ...
Vixe, Mainha! Pensei. Sou jornalista. Não entendo nada do misterioso mundo farmacêutico ou terapêutico… Mas entendo um pouco de gente, de dor, de afeto, de empatia, de amor. 
Entendo de olho no olho. Entendo de parar tudo para dizer que oro por você. E em minhas orações peço leveza para o seu dia e para a sua noite também. 
Você é uma força da natureza e quando penso nas suas batalhas , vejo beleza no enfrentamento, vejo vitória no seu esforço diário. Vejo esperanças e sorrisos. Os seus e os meus. 
Sim, a vida é mesmo um presente. É um mimo de Deus. E mesmo quando não sei o que dizer a você —, sei que te devo gratidão. 
Obrigada por parar a minha vida corrida, a minha eterna pressa e me frear e me fazer voltar e me fazer direcionar o meu olhar para você.
Obrigada por me fazer entender que Deus tem muitas moradas e que seus filhos são capazes de nos tocar a distância. 
Obrigada, você que me lê, por me dar essa oportunidade!
Sabe… Escrevo… Esse é o meu ofício. Adoro ler. Falo como uma matraca... mas também sei ouvir. Fala comigo! 
Se não sou o medicamento tradicional, quero ser a poesia que te cura, a música que te faz dançar. 
Então me deixe ser... Feche os olhos por um átimo. Depois, abra lentamente... 
Olhe em volta e ria da delícia de poder voar em pensamento para onde você desejar estar. 
Se você me permitir, serei as asas do teu desejo. Afinal, somos energia e como tal podemos estar em qualquer lugar. 
Esteja comigo. Ilumine a tela do meu celular, não para ser uma mensagem comum. Mas para falar de coisas que descortinam a razão do nosso existir. 
Que a minha escrita possa ser como um raio de sol em sua pele, como água fresca de cachoeira rolando sob e sobre seus pés... 
Quem sabe eu consiga ser como uma brisa em dia de calor. Mas desejo, sobretudo, que eu possa ser o veículo do amor de Deus em sua vida. Ele nos escolheu para termos essa conversa de hoje e, certamente, Ele tem um plano. Eu confio Nele. Confie Nele Também.
Bora?? Pega carona nesse convite! Vamos voar na cauda de um cometa e vamos brincar na Via Láctea e, de mão dadas, vamos ultrapassar todas as barreiras do egoísmo, do preconceito ou do medo do que é diferente. 
Parece maluquice? Talvez seja. Hoje, quero que saiba que você foi luz na minha escuridão. 
Então, ilumine-se cada dia mais, ilumine-me cada dia mais e mais. Juntos poderemos ser luz no breu, estrelas no céu, vagalumes na mata. 
Poderemos ser sempre mais e mais. Poderemos ser uma centelha da luz Divina. Um ponto de luz na escuridão.

#ESCLEROSE
#ESCLEROSEMÚLTIPLA
#SOLIDARIEDADE
#LUZ
#ESCURIDÃO
#DEUS
#ORAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário