segunda-feira, 24 de abril de 2017

UPA CAVALINHO

Por Patrícia Leite


Em 24 de Abril, de 1184 antes de Cristo, gregos entraram na cidade de Troia dentro de um gigante Cavalo de madeira.

Numa luta de gregos e troianos // Por Helena, a mulher de Menelau // Conta a história de um cavalo de pau // Terminava uma guerra de dez anos // Menelau, o maior dos espartanos // Venceu Páris, o grande sedutor // Humilhando a família de Heitor
Em defesa da honra caprichosa” // 

Um exército invadir uma cidade dentro de um cavalinho de pau?? Muitas crianças cresceram ouvindo esta história. O cinema reproduziu o tema diversas vezes. Mas
afinal de contas, a Guerra de Troia aconteceu ou não passa de mais um mito?

Até o verão mediterrâneo de 1873, mais precisamente no dia 14 de junho, o mundo pensava que essa história era apenas mais um dos muitos mitos criados pelos contadores de contos, da Grécia antiga.

Mas o arqueólogo alemão, Heinrich Schliemann descortinou a verdade ao encontrar em suas escavações 8.700 artefatos intactos, isso sem colocar na conta outros 16 mil que precisariam ser identificados por terem sido destruídos durante a invasão.

Com a descoberta, estava mapeado definitivamente o local exato do combate. Os historiadores passaram a reconhecer, a partir de então, que a guerra de Troia realmente aconteceu e que, de fato, a cidade havia sido queimada cerca de 1300 a 1200 anos antes de Cristo.

Contudo, apesar de reconhecerem que a guerra foi real, removeram todo o encantamento que envolve a história e defendem que o mais provável é que a luta tenha sido ocasionada por rotas de comércio e não por amor.

Segundo a obra Ilíada, do poeta Homero, a guerra aconteceu porque o príncipe Páris – filho do rei Príamo raptou a rainha Helena esposa do rei Menelau.

Páris havia recebido de Afrodite – que na antiga religião grega era a grande deusa do amor, da beleza e da sexualidade – a promessa de ter Helena de Troia, a mulher mais bonita do mundo. O rapto deixou Menelau enfurecido.

A guerra terminou
quando Odisseu planejou a entrada em Troia. Sua ideia foi simples quase infantil, presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Disseram aos inimigos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos aceitaram o presente e o levaram para dentro de seus muros. Após uma noite de festejos a vitória, os troianos caíram no sono.
Enquanto dormiam profundamente, absolutamente exaustos, centenas de soldados gregos saíram do cavalo de madeira e abriram as portas da cidade para que outras centenas de soldados entrassem e destruíssem Troia.
A Guerra durou aproximadamente 10 anos e inúmeros soldados foram mortos, entre eles os heróis gregos Heitor e Aquiles morto após ser atingido no calcanhar – seu ponto fraco. Mas a fraqueza de Aquiles já é uma outra história que vamos deixar para outro dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário